Combustão Humana Espontânea (CHE)

Publicado: 03/08/2010 em Imagens, Notícias

Você sabe o que é “Combustão Humana Espontânea” (CHE)? É quando simplesmente o corpo de uma pessoa se incendeia de dentro pra fora sem nenhuma causa aparente ou influência externa.

A morte de Jeannie Saffin é apontada por muitos como prova incontestável do fenômeno da combustão espontânea. É na verdade um dos únicos casos em que a vítima pegou fogo sem razões aparentes em frente a testemunhas. Às 4 da tarde de uma quarta feira de setembro em 1982, Jeannie Saffin, que tinha 61 anos, mas a idade mental de uma criança de 6, estava sentada na cozinha de sua casa quando repentinamente foi tomada por chamas. Seu pai de 82 anos, que estava sentado na mesa próxima, disse que viu um clarão pelo canto dos olhos e quando se virou viu a filha coberta por chamas, principalmente na boca e mãos. Segundo o senhor Saffin, Jeannie não emitiu nenhum ruído. Ficou parada enquanto era consumida pelas chamas. De acordo com os paramédicos a cozinha estranhamente não apresentava marcas de chamas ou fumaça. Suas roupas também sofreram poucas queimaduras.Os policiais que investigaram a morte da mulher não puderam encontrar uma causa para sua combustão. A única teoria capaz de explicar o caso até hoje é a de que Jeannie queimou de dentro pra fora sem causa ou razão.

O primeiro relato conhecido de um caso de CHE é de autoria do anatomista dinamarquês Thomas Bartholin que, em 1663, descreveu como uma mulher, em Paris, “foi reduzida a cinzas e fumaça” sem que o colchão de palha em que dormia, fosse danificado pelo fogo.

Pouco depois, o francês Jonas Dupont relatou uma série de casos semelhantes, na obra “De Incendiis Corporis Humani Spontaneis” (1673).

No segundo quartel do século XIX, M. J. Fontelle reviu alguns casos perante a Academia Francesa de Ciências (1833), tendo observado que as vítimas tendiam a ser mulheres idosas que consumiam bebidas alcoólicas e que os danos do fogo não se estendiam aos materiais inflamáveis próximos ou mesmo no corpo delas.

Incêndios estarrecedores que intrigam bombeiros, investigadores, e peritos, corpos incinerados a mais de 1300° Celsius e reduzidos a uma pilha de cinzas sem sinal de material ígneo.

Esses são os fatos da pirocinesia, ou combustão espontânea, um dos fenômenos mais desconcertantes de natureza paranormal. Com violência e uma velocidade espantosa, chamas intensas e inexplicáveis podem consumir em minutos, residências e corpos humanos.

De acordo com o Dicionário do Cético, “os céticos não acreditam que haja casos de CHE bem documentados, embora haja algumas centenas de histórias acerca de pessoas e cadáveres que entraram em combustão espontânea”.

Uma perna do joelho para baixo, foi o que sobrou do dr. J. Irving Bentley de Coudersport, Pensilvânia, em dezembro de 1966

<script type=”text/javascript” src=”http://www.ocioso.com.br/trocalinks.php?id=550968&cor=1100FF&face=Arial&px=9&imgsz=80&nlinks=14&borda=1&bgc=ffffff”></script&gt;

comentários
  1. DK disse:

    fosforo + alcool + celulas mortas ou velhas + atrito do corpo = CHE

    • Não, mesmo a célula estando morta, terá um quantidade de água muito grande, no maximo, o que poderia acontecer com isso é o corpo tivesse queimaduras de 3º grau e com as chamas iria causar um incêndio no ambiente. Mas na CHE, o corpo entra em combustão ao ponte de cremar o corpo, restando apenas pedaços da roupa, deixando o ambiente intaquito, sem nenhum dano grave.

    • E todos os casos registrados tende-se a acreditar que a pessoa ainda estava viva. Tem até domuntários no Youtube com depoimentos e casos!

  2. Jr. Messy disse:

    Muito louco isso, nunca ouvi falar disso aí não.. combustão de dentro pra fora.. e consumir o corpo à tal ponto de virar cinzas.. assustador isso aí!!

  3. djmarcao009 disse:

    ta e doido cara morrendo assim coitado….

    melhores noticias de animes no brasil

    http://punchfansubbrasil.wordpress.com/

  4. danilo disse:

    Faltou mencionar Parasite Eve!

  5. LELÉ DA CUCA disse:

    É aí que surgiu a expressão: essa mulher é um dragão, ho ho ho!

  6. victor disse:

    vai ver esses sao os repteis da serie visitors e eles comem um feijao e desintegram

  7. Duka disse:

    O que mais me chama a atenção nos casos de CHE é que eles são todos bem velhos, não há casos em 2008, 2009 por exemplo… Isso me leva a crer que provavelmente alguma coisa (que não era uma combustão instantânea) aconteceu, só que na época a ciência era incapaz de explicar, porque pensa só: se realmente fosse o caso do corpo humano entrar numa combustão instantânea como algo aleatório, os casos continuariam acontecendo até hoje. Não é mesmo?

  8. djmarcao009 disse:

    Muito interesante esse post gostei muito
    valew vou vim aq sempre tem posts muito interesantes,,,,adorei o site

    Noticias de animes
    http://punchfansubbrasil.wordpress.com/

  9. […] Combustão Humana Espontânea (CHE) (via Realidade Distorcida) Ir aos comentários Você sabe o que é “Combustão Humana Espontânea” (CHE)? É quando simplesmente o corpo de uma pessoa se incendeia de dentro pra fora sem nenhuma causa aparente ou influência externa. A morte de Jeannie Saffin é apontada por muitos como prova incontestável do fenômeno da combustão espontânea. É na verdade um dos únicos casos em que a vítima pegou fogo sem razões aparentes em frente a testemunhas. Às 4 da tarde de uma quarta feira de setembro em 1982 … Read More […]

  10. Cris disse:

    Mais uma história do Arquivo X…

  11. DK disse:

    ainda acho que a minha teoria sobre as causas do CHE é o mais aceitavel ._.

  12. menina curiosa (; disse:

    Sei lá brow… mto louco isso… nunca ouvi falar sobre essa comnustão de dentro pra fora… e pq só com as pessoas idosas ? ( Principalmente as mulheres O_O’ )… mas enfim,meio estranha né ? rs

Deixe um comentário